RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 20:20
nbe
ECO/ PRNewswire - Abertura do Festival de Ópera Chinesa de 2025 (Kunshan), celebrando a vitalidade da ópera tradicional chinesa

KUNSHAN, China, 10 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- O Festival da Ópera Chinesa (Kunshan) de 2025, co-organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo e pelo Governo Popular Provincial de Jiangsu, foi inaugurado em 8 de setembro em Kunshan, na província de Jiangsu. Com base em festivais anteriores que destacaram os tipos de papéis clássicos de Sheng (masculino), Dan (feminino), Jing (rosto pintado) e Chou (palhaço), o programa deste ano se concentra no teatro de artes marciais. A apresentação de abertura contou com trechos de artes marciais apresentados por seis renomados mestres da ópera chinesa e, ao longo do festival, que continua até 20 e 20 de setembro, artistas marciais de toda a China apresentarão 10 apresentações conjuntas, refletindo a preservação e a inovação contínuas da ópera tradicional chinesa.



Na cerimônia de abertura, foram concedidos certificados aos participantes selecionados para o 2025 National Leading Talent Development Program for Chinese Opera, além de homenagens a instituições reconhecidas pelo Ministério da Cultura e Turismo entre 2020 e 2024 como Outstanding Opera Production Initiatives.

O festival deste ano é ancorado por cinco programas exclusivos: cerimônias de abertura e encerramento, uma vitrine nacional de artistas de ópera (teatro de artes marciais), apresentações convidadas de produções aclamadas, simpósios de ópera e iniciativas para preservar formas de ópera ameaçadas de extinção. Também inclui cinco programas de extensão: atividades de intercâmbio e promoção de ópera, a campanha de turismo cultural "Watch Opera, Visit Jiangsu", uma exposição especial no Museu da Ópera Chinesa, um mercado cultural de ópera tradicional e uma plataforma de promoção digital.

Ao longo do festival, serão encenadas 39 apresentações, com 107 produções de 53 conjuntos representando 31 tradições distintas da ópera. As apresentações e atividades serão realizadas em uma variedade de locais, incluindo teatros tradicionais, cidades históricas, museus, universidades e locais cênicos, oferecendo ao público experiências culturais imersivas.

Kunshan, local de nascimento da Ópera Kunqu, a mais antiga forma de ópera chinesa, sedia o festival pelo sétimo ano consecutivo. Um novo plano de ação trienal foi lançado para orientar seu desenvolvimento futuro. De 2018 a 2024, o festival apresentou 348 gêneros de ópera, incluindo marionetes e teatro de sombras, reunindo 494 organizações que realizaram 295 apresentações com 606 trechos, enquanto atraíam audiências recordes pessoalmente e online.

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2770002/image_5015371_20352799.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2770002/image_5015371_20352799.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/abertura-do-festival-de-opera-chinesa-de-2025-kunshan-celebrando-a-vitalidade-da-opera-tradicional-chinesa-302553256.html

FONTE Jiangsu Provincial People's Government


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.