TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2025 - Horário 9:18
nbe
ECO/ PRNewswire - O relatório Estado da Mídia 2025 da Cision revela um ponto de não retorno para a confiança, a tecnologia e as parcerias entre RP e jornalistas
O 16º relatório anual acompanha as tendências globais de mídia em IA, mídias sociais, práticas recomendadas de pitching e a evolução da função de RP
CHICAGO, 13 de maio de 2025 /PRNewswire/ -- A Cision, líder mundial em inteligência de consumo e mídia, divulgou hoje seu 16º relatório anual sobre o Estado da Mídia, um estudo que define o setor com mais de 3.000 jornalistas em 19 mercados globais. As descobertas deste ano revelam as pressões e as possibilidades que estão moldando o jornalismo moderno - desde a mudança de comportamento do público e a interrupção da IA até a demanda contínua por relevância, precisão e conexão humana real no alcance de realações públicas.
[|https://mma.prnewswire.com/media/2683646/Cision_2025_State_of_the_Media_Report.html]
Ao longo de mais de uma década e meia, o relatório Estado da Mídia da Cision tem oferecido uma visão inigualável da crescente dinâmica entre os jornalistas e os profissionais de RP que fazem parceria com eles. O relatório de 2025 está mais detalhado do que nunca, revelando diferenças regionais na América do Norte, EMEA e APAC, além de trazer à tona os temas globais mais importantes da mídia na atualidade.
"As conclusões deste ano reforçam o quanto é importante que as equipes de RP se concentrem na precisão, empatia e adaptabilidade", comentou Jim Daxner, diretor de produtos e chefe de estratégia da Cision. "O cenário da mídia está evoluindo rapidamente, a IA está transformando o modo de criar conteúdo, o comportamento do público está mais fragmentado do que nunca e os jornalistas estão enfrentando pressões imensas. Nosso relatório apresenta aos profissionais de RP um roteiro para serem colaboradores confiáveis e valiosos nesse ambiente."
Principais conclusões do relatório de 2025:
A relevância é tudo: 86% dos jornalistas afirmam que rejeitarão imediatamente uma proposta que não esteja em sintonia com sua editoria ou público-alvo, o que ressalta a necessidade de as equipes de RP investigarem e adaptarem cada contato.Os comunicados à imprensa ainda prevalecem: apesar da evolução do cenário da mídia, 72% dos jornalistas ainda citam os comunicados à imprensa como o recurso mais útil que as equipes de RP podem oferecer. Quando combinado com multimídia, o impacto aumenta drasticamente.Adoção da IA e cautela: mais da metade dos jornalistas em todo o mundo já usam ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT, mas 72% se preocupam com erros factuais no conteúdo de RP gerado por IA. A transparência, a precisão e a supervisão humana ainda são essenciais.Relações públicas que priorizam o relacionamento: a maioria dos jornalistas (85%) considera que a melhor maneira de construir um relacionamento é simples: apresente-se por e-mail, mesmo sem ter uma história para apresentar. Os relacionamentos ainda contam muito nas relações com a mídia.Uso fragmentado das mídias sociais: o LinkedIn continua sendo a plataforma mais usada no mundo todo, enquanto plataformas específicas de cada região, como WeChat (China), WhatsApp (EMEA) e BlueSky (América do Norte), mostram a natureza mutável do envolvimento com a mídia.Uma perspectiva global que promove relações públicas mais inteligentes
A pesquisa deste ano reúne informações de 19 países, refletindo um setor global em transição. Desde a adoção da IA pela APAC até o foco contínuo da América do Norte na confiança e credibilidade da mídia, o relatório de 2025 ajuda os profissionais de RP a adaptar suas estratégias às realidades regionais e, ao mesmo tempo, alinhar-se às práticas recomendadas universais.
O relatório também inclui diretrizes táticas sobre apresentação de propostas, preferência por multimídia, uso de IA na criação de conteúdo e como construir relacionamentos de longo prazo com a mídia em um mundo digitalmente fragmentado.
[Leia o relatório completo sobre o Estado da Mídia de 2025 (por enquanto disponível apenas em inglês)|https://c212.net/c/link/?t=0&l=pt&o=4419018-2&h=3981006113&u=https%3A%2F%2Fc212.net%2Fc%2Flink%2F%3Ft%3D0%26l%3Den%26o%3D4419018-2%26h%3D3901466047%26u%3Dhttps%253A%252F%252Fwww.cision.com%252Fresources%252Fguides-and-reports%252F2025-state-of-the-media-report%252F%26a%3DRead%2Bthe%2Bfull%2B2025%2BState%2Bof%2Bthe%2BMedia%2BReport%2B(available%2Bcurrently%2Bin%2BEnglish%2Bonly)&a=Leia+o+relat%C3%B3rio+completo+sobre+o+Estado+da+M%C3%ADdia+de+2025+(por+enquanto+dispon%C3%ADvel+apenas+em+ingl%C3%AAs)] .
A Cision também organizará um seminário on-line ao vivo com especialistas em mídia e jornalistas para analisar os dados com mais profundidade. Os detalhes da inscrição serão anunciados em breve.
Sobre a Cision
A Cision é líder mundial em soluções de inteligência, engajamento e comunicação para consumidores e mídia. Equipamos os profissionais de RP e comunicações corporativas, marketing e mídia social com as ferramentas necessárias para se destacarem no mundo atual, orientado por dados. Nossa experiência, parcerias de dados e produtos premiados, incluindo [CisionOne|https://c212.net/c/link/?t=0&l=pt&o=4419018-2&h=2670421543&u=https%3A%2F%2Fc212.net%2Fc%2Flink%2F%3Ft%3D0%26l%3Den%26o%3D4419018-2%26h%3D2522882159%26u%3Dhttps%253A%252F%252Fc212.net%252Fc%252Flink%252F%253Ft%253D0%2526l%253Den%2526o%253D4415023-1%2526h%253D3785778810%2526u%253Dhttps%25253A%25252F%25252Fc212.net%25252Fc%25252Flink%25252F%25253Ft%25253D0%252526l%25253Den%252526o%25253D4367731-1%252526h%25253D1391878957%252526u%25253Dhttps%2525253A%2525252F%2525252Fc212.net%2525252Fc%2525252Flink%2525252F%2525253Ft%2525253D0%25252526l%2525253Den%25252526o%2525253D4340560-1%25252526h%2525253D1501667012%25252526u%2525253Dhttps%252525253A%252525252F%252525252Fprotect.checkpoint.com%252525252Fv2%252525252F___https%252525253A%252525252Fwww.cision.com%252525252F___.YzJ1OnJlZGRpdDpjOmc6Y2JiN2JlYmQ1Y2MwZDE2ZjQ3MjM1NjEyY2Q0ZDNlNTI6Njo0OGY2OmI2YTZiNjZhYWY4ZDlmODVhMDc0ZjYxNDhhYWZjMzAyNmNmMTlhZDllZjY5YTBjZjIxYzA3NmE3NjQ2MGJkNDU6cDpU%25252526a%2525253DCisionOne%252526a%25253DCisionOne%2526a%253D%252BCisionOne%26a%3DCisionOne&a=CisionOne], [Brandwatch|https://c212.net/c/link/?t=0&l=pt&o=4419018-2&h=120253866&u=https%3A%2F%2Fc212.net%2Fc%2Flink%2F%3Ft%3D0%26l%3Den%26o%3D4419018-2%26h%3D3554972163%26u%3Dhttps%253A%252F%252Fc212.net%252Fc%252Flink%252F%253Ft%253D0%2526l%253Den%2526o%253D4415023-1%2526h%253D1209741292%2526u%253Dhttps%25253A%25252F%25252Fc212.net%25252Fc%25252Flink%25252F%25253Ft%25253D0%252526l%25253Den%252526o%25253D4367731-1%252526h%25253D2596989661%252526u%25253Dhttps%2525253A%2525252F%2525252Fc212.net%2525252Fc%2525252Flink%2525252F%2525253Ft%2525253D0%25252526l%2525253Den%25252526o%2525253D4340560-1%25252526h%2525253D4252194991%25252526u%2525253Dhttps%252525253A%252525252F%252525252Fprotect.checkpoint.com%252525252Fv2%252525252F___https%252525253A%252525252Fwww.brandwatch.com%252525252F___.YzJ1OnJlZGRpdDpjOmc6Y2JiN2JlYmQ1Y2MwZDE2ZjQ3MjM1NjEyY2Q0ZDNlNTI6NjpjYTk5OjczNmNiOTNjOTdjYzYwYWZhNWRlMjZkYmQzMTY3NjNkMjY0ODgwOWYyNDNhY2QxODkwMjc3ZjYxNDcwZjA2ZTU6cDpU%25252526a%2525253DBrandwatch%252526a%25253DBrandwatch%2526a%253DBrandwatch%26a%3DBrandwatch&a=Brandwatch] e [PR Newswire|https://c212.net/c/link/?t=0&l=pt&o=4419018-2&h=3374503012&u=https%3A%2F%2Fc212.net%2Fc%2Flink%2F%3Ft%3D0%26l%3Den%26o%3D4419018-2%26h%3D247220888%26u%3Dhttps%253A%252F%252Fc212.net%252Fc%252Flink%252F%253Ft%253D0%2526l%253Den%2526o%253D4415023-1%2526h%253D422482796%2526u%253Dhttps%25253A%25252F%25252Fc212.net%25252Fc%25252Flink%25252F%25253Ft%25253D0%252526l%25253Den%252526o%25253D4367731-1%252526h%25253D45321920%252526u%25253Dhttps%2525253A%2525252F%2525252Fc212.net%2525252Fc%2525252Flink%2525252F%2525253Ft%2525253D0%25252526l%2525253Den%25252526o%2525253D4340560-1%25252526h%2525253D2797493317%25252526u%2525253Dhttps%252525253A%252525252F%252525252Fprotect.checkpoint.com%252525252Fv2%252525252F___https%252525253A%252525252Fwww.cision.com%252525252Fpr-distribution-and-placement%252525252Fprnewswire%252525252F___.YzJ1OnJlZGRpdDpjOmc6Y2JiN2JlYmQ1Y2MwZDE2ZjQ3MjM1NjEyY2Q0ZDNlNTI6Njo3MzhkOjI2ZTUzZTJiYTBmY2Q2NGMwOWI5ZjJiNDFiZDBhMWNhYjcwYWM0Zjg3YzIzZGM2NjQxMDY0NDEyZmYxMjlhNjQ6cDpU%25252526a%2525253DPR%2525252BNewswire%252526a%25253DPR%25252BNewswire%2526a%253DPR%252BNewswire%26a%3DPR%2BNewswire&a=PR+Newswire], fazem com que mais de 75.000 empresas, incluindo 84% das empresas da Fortune 500, vejam e sejam vistas pelos públicos mais importantes para elas.
Contato com a mídia:Cision Public Relations[CisionPR@cision.com|mailto:CisionPR@cision.com]
[|https://mma.prnewswire.com/media/2075643/cisionlogo.html]
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2683646/Cision_2025_State_of_the_Media_Report.jpg|https://c212.net/c/link/?t=0&l=pt&o=4419018-2&h=3280052496&u=https%3A%2F%2Fmma.prnewswire.com%2Fmedia%2F2683646%2FCision_2025_State_of_the_Media_Report.jpg&a=https%3A%2F%2Fmma.prnewswire.com%2Fmedia%2F2683646%2FCision_2025_State_of_the_Media_Report.jpg]Logo - [https://mma.prnewswire.com/media/2075643/5310635/cisionlogo.jpg|https://c212.net/c/link/?t=0&l=pt&o=4419018-2&h=4147225103&u=https%3A%2F%2Fc212.net%2Fc%2Flink%2F%3Ft%3D0%26l%3Den%26o%3D4419018-2%26h%3D3400467426%26u%3Dhttps%253A%252F%252Fmma.prnewswire.com%252Fmedia%252F2075643%252F5310635%252Fcisionlogo.jpg%26a%3Dhttps%253A%252F%252Fmma.prnewswire.com%252Fmedia%252F2075643%252F5310635%252Fcisionlogo.jpg&a=https%3A%2F%2Fmma.prnewswire.com%2Fmedia%2F2075643%2F5310635%2Fcisionlogo.jpg]
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/o-relatorio-estado-da-midia-2025-da-cision-revela-um-ponto-de-nao-retorno-para-a-confianca-a-tecnologia-e-as-parcerias-entre-rp-e-jornalistas-302452671.html
FONTE Cision Ltd.