SEGUNDA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2025 - Horário 1:32
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Desvendando ferramentas de política econômica: O que está por trás da última reunião de liderança do PCC da China?
PEQUIM, 28 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- A CGTN publicou um artigo sobre a última reunião de liderança da China sobre a situação econômica e o trabalho. Explorando as ferramentas de política econômica do país, o artigo destaca a forte resiliência e potencial da economia chinesa. Também analisa a ênfase da reunião nos esforços aprimorados para acelerar a implementação de políticas macroeconômicas mais proativas e eficazes, bem como impulsionar o consumo de serviços para fortalecer o papel geral do consumo na condução do crescimento econômico.
A economia chinesa teve um início vigoroso no primeiro trimestre do ano, demonstrando desempenho estável e resiliência.
O PIB do país cresceu 5,4% ano a ano, para 31,8758 trilhões de yuans (cerca de US$ 4,42 trilhões) no primeiro trimestre de 2025, classificando-se entre as mais altas das principais economias do mundo e posicionando o país para enfrentar melhor as incertezas globais.
Durante uma reunião realizada pelo Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China na sexta-feira, a liderança chinesa analisou e estudou a situação econômica atual e o trabalho econômico.
Observando que o país viu sua economia melhorar este ano, com a confiança pública continuamente impulsionada e um progresso sólido no desenvolvimento de alta qualidade, a reunião pediu esforços para acelerar a implementação de políticas macro mais proativas e eficazes e impulsionar o consumo de serviços para fortalecer o papel do consumo na condução do crescimento econômico.
Políticas macroeconômicas mais proativas e eficazes
Além do PIB, a China viu outros indicadores econômicos superarem as expectativas do mercado no primeiro trimestre. Por exemplo, o investimento em ativos fixos aumentou 4,2% em relação ao ano anterior, com o investimento em construção de infraestrutura crescendo 5,8% e o investimento em fabricação aumentando 9,1%.
Graças ao apoio político, à capacidade de resposta em nível local e ao rápido desenvolvimento de uma dinâmica baseada em inovação, a economia do país demonstra forte resiliência e potencial.
A China tem se preparado minuciosamente para lidar com as mudanças externas, uma vez que uma série de políticas macroeconômicas direcionadas já entrou em vigor, e mais políticas serão introduzidas de forma incremental, conforme necessário, para atenuar os choques externos.
A reunião de sexta-feira pediu esforços para fazer pleno uso de uma política fiscal mais proativa e uma política monetária moderadamente flexível, coordenar o trabalho econômico doméstico e os esforços no campo econômico e comercial internacional, administrar inabalavelmente os próprios assuntos do país e manter o emprego, os negócios, os mercados e as expectativas estáveis.
Luo Zhiheng, economista-chefe da Yuekai Securities, disse que esforços devem ser feitos para fazer bom uso das ferramentas de política agregada e estrutural, reduzir os índices de compulsório e as taxas de juros quando apropriado e estimular o consumo e a demanda de investimento corporativo.
Uma abordagem multifacetada para empresas em dificuldades
Para ajudar as empresas a enfrentar desafios, a reunião pediu uma abordagem multifacetada, incluindo maior apoio financeiro e aceleração da integração entre o desenvolvimento do comércio interno e externo.
Enfatizando a necessidade de garantir o sustento das pessoas, disse que, para as empresas que sofreram impactos relativamente maiores das tarifas, a proporção de fundos de seguro-desemprego devolvidos às empresas para manter as folhas de pagamento estáveis será aumentada.
Em meio aos recentes aumentos de tarifas dos EUA, as empresas de comércio exterior da China estão respondendo ativamente com produtos inovadores, apreendendo pedidos e expandindo mercados.
O país também tomou medidas rápidas e proativas para lidar com choques tarifários ? alcançando mercados estrangeiros mais amplos e reforçando os canais de vendas domésticas com produtos atualizados.
Bai Wenxi, vice-presidente da China Enterprise Capital Alliance, pediu o uso de políticas como apoio financeiro e subsídios de cupons de consumo para apoiar ainda mais as empresas de comércio exterior e continuar a aumentar os subsídios financeiros para empresas de exportação para o mercado interno.
Aumentando o consumo de serviços
A reunião de sexta-feira também destacou a necessidade de aumentar o consumo de serviços, pedindo uma rápida remoção das medidas restritivas no setor de consumo e propondo a introdução de um mecanismo de reempréstimo para consumo de serviços e cuidados com idosos.
O consumo de serviços tornou-se gradualmente um novo motor de crescimento econômico e uma área importante para explorar o potencial de consumo. No primeiro trimestre de 2025, as vendas no varejo de bens de consumo, um importante indicador da força do consumo do país, aumentaram 4,6% em relação ao ano anterior.
Com o apoio de políticas direcionadas ao estímulo do consumo, os gastos relacionados a serviços também aceleraram. No primeiro trimestre, as vendas de serviços no varejo cresceram 5% em relação ao ano anterior.
Além disso, uma série de medidas para aumentar o consumo de serviços é implementada intensivamente. Por exemplo, as autoridades chinesas divulgaram um plano de trabalho para estimular o consumo de serviços em 2025 e lançaram uma série de novas medidas destinadas a ampliar e modernizar o consumo no setor de serviços domésticos como parte de ações mais amplas para estimular a demanda doméstica.
Um relatório publicado por um grupo de estudos, o Instituto Chinês para Reforma e Desenvolvimento, prevê que, até 2030, o consumo de serviços per capita dos habitantes urbanos e rurais da China poderá ultrapassar 20.000 yuans, o que representaria mais da metade do consumo total.
O consumo de serviços se transformou em um motor do consumo de bens, e uma tendência de "serviços como bens" está ganhando força em todo o país, disse Chi Fulin, diretor do think tank.
Para mais informações, clique em: [https://news.cgtn.com/news/2025-04-25/Unboxing-China-s-economic-policy-tools-after-latest-leadership-meeting-1CRzRDF2bLi/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-04-25/Unboxing-China-s-economic-policy-tools-after-latest-leadership-meeting-1CRzRDF2bLi/p.html]
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-desvendando-ferramentas-de-politica-economica-o-que-esta-por-tras-da-ultima-reuniao-de-lideranca-do-pcc-da-china-302439348.html
FONTE CGTN